sexta-feira, 17 de abril de 2009

O que é para mim o Ensino a Distância?

A grande evolução das tecnologias de informação e comunicação veio permitir alternativas educacionais, facilitando a criação de novas formas de aprendizagem mais aliciadoras e motivadoras.

A Educação a Distância já tem uma longa história. O seu surgimento deveu-se, provavelmente, a motivações da ordem social, profissional, cultural, relacionado a factores como isolamento, flexibilidade, mobilidade, acessibilidade ou empregabilidade. O Ensino a Distância vem, de certa forma, omitir as carências do Ensino Tradicional.

Mas então o que é o Ensino a Distância?

Inicialmente o Ensino a Distância era um meio de comunicação muito simples – escrito, depois passou a ser um ensino com base na rádio e na televisão, depois com base em sistemas multimédia integrados até ao surgimento da informática e telemática…ou seja, o Ensino a Distância é para mim uma metodologia de ensino em que as actividades docentes sucedem num âmbito distinto do ensino tradicional, esta nova metodologia de ensino, é diferente no tempo, e no espaço ou em ambas as dimensões ao mesmo tempo. Posso dizer que a educação tradicional é o oposto da Educação a Distância: um tipo de educação em que não existe contacto directo entre formador e formandos.

Em Portugal já existem algumas instituições com cursos de Ensino a Distância. Basta fazermos uma simples pesquisa na Internet, para observarmos alguns projectos, cursos, empresas relacionadas com o ensino a distância, em Portugal. Vou referenciar algumas instituições e universidades:

PT Inovação (“…a PT Inovação tem realizado desenvolvimentos significativos no domínio do Ensino À Distância (EAD), em cuja área se destaca a plataforma de e-learning FORMARE…”.

CEAC (“Em Portugal iniciou a sua actividade em 4 de Setembro de 1989, com sede em Lisboa e com um claro objectivo social: colocar ao alcance da maioria das pessoas uma formação de qualidade através do ensino a distância.”)

Universidade Aberta (Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público vocacionada para o ensino a distância.)

Universidade de Aveiro (“Ensino a Distancia da Universidade de Aveiro - A Unave, Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, “)

1 comentário:

Marco Freitas disse...

Viva!
É importante, de facto, relacionar o ensino tradicional com o Ensino a Distância. Há muitos estudos que referem as diferenças entre as duas metodologias, sobre as quais destacas uma das mais evidentes: as relações entre alunos e professores. No EaD, as boas relações tornam-se fundamentais, porque é preciso incentivar e orientar constantemente os e-estudantes.
Abraço.