"A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede" (M. Castells).
A revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura, na sociedade, etc. É normal que imponha mudanças também no sistema educacional. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, ao ponto de muitos autores afirmarem que estamos a viver numa sociedade do conhecimento. Não por acaso, que uma das justificações mais frequentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos países, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento. Neste momento a partilha de conhecimento é um tema muito falado por diversos autores. Esta partilha de conhecimento não é algo novo. Muitas são as vezes, que no nosso dia-a-dia, partilhamos conhecimento de uma forma livre e espontânea, incluindo: quando estamos a leccionar conteúdos a um aluno ou mesmo quando um aluno adapta o que aprende no seu contexto pessoal. Após a partilha de conhecimento, este pode continuar a ser usado por quem o partilha. A partilha de conhecimento vai permitir que este seja reutilizado, logo este pode ser considerado expansível.
Mas a realidade é outra e, infelizmente, a maior parte do conhecimento mundial está trancado por aquilo a que chamamos "direito de autor", consequentemente, muito deste conhecimento torna-se inacessível e caro, especialmente para a maioria das pessoas em países em vias de desenvolvimento.
Mas a realidade é outra e, infelizmente, a maior parte do conhecimento mundial está trancado por aquilo a que chamamos "direito de autor", consequentemente, muito deste conhecimento torna-se inacessível e caro, especialmente para a maioria das pessoas em países em vias de desenvolvimento.
Para todos aqueles que acreditam que a educação é um bem comum , estes avanços na tecnologia digital e a divulgação de conteúdos didácticos de forma livre são muito desejados/apreciados.
Os Recursos Educacionais Abertos (REA), são mais conhecidos pela sua designação em inglês OER (Open Educational Resources). Os OER são materiais educacionais digitais disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade académica em geral, que os utilizam para o ensino, aprendizagem e pesquisa. Este termo apareceu pela primeira vez numa conferência da UNESCO em 2002.
Os Recursos Educacionais Recursos segundo Hilen, abrangem os Conteúdos de Aprendizagem ou seja, cursos, módulos de conteúdo, objectos de aprendizagem entre outros. Eles incluem também ferramentas para apoiar o desenvolvimento, o uso, a reutilização, busca e organização de conteúdos e AVAs. Por último, os OER contemplam os chamados recursos de implementação que abrangem licenças para a disseminação de materiais abertos, bem como recursos de localização de conteúdos. Os Recursos Educacionais Recursos segundo Johnstone, abrangem os Recursos de Aprendizagem ou seja, módulos de conteúdos, objectos de aprendizagem, ferramentas de avaliação, comunidades de aprendizagem, etc. Eles incluem também Recursos para Apoiar Professores tais como, materiais que ajudam os professores a criar, adaptar e reutilizar OER e outras ferramentas
de suporte. Por último, Recursos para Garantia da Qualidade que garantem a qualidade da educação e a qualidade das práticas educacionais.
No ano de 2002 a UNESCO organizou um evento com o objectivo de discutir a disponibilização de recursos educacionais de forma universal, designando o termo Recursos Educacionais Abertos, com a seguinte definição:
"Open Educational Resources are defined as “technology-enabled, open provision of educational resources for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes.” They are typically made freely available over the Web or the Internet. Their principal use is by teachers and educational institutions support course development, but they can also be used directly by students. Open Educational Resources include learning objects such as lecture material, references and readings, simulations, experiments and demonstrations, as well as syllabi ,curricula and teachers' guides." (UNESCO, 2005)
de suporte. Por último, Recursos para Garantia da Qualidade que garantem a qualidade da educação e a qualidade das práticas educacionais.
No ano de 2002 a UNESCO organizou um evento com o objectivo de discutir a disponibilização de recursos educacionais de forma universal, designando o termo Recursos Educacionais Abertos, com a seguinte definição:
"Open Educational Resources are defined as “technology-enabled, open provision of educational resources for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes.” They are typically made freely available over the Web or the Internet. Their principal use is by teachers and educational institutions support course development, but they can also be used directly by students. Open Educational Resources include learning objects such as lecture material, references and readings, simulations, experiments and demonstrations, as well as syllabi ,curricula and teachers' guides." (UNESCO, 2005)
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