quarta-feira, 6 de maio de 2009

Universidades Online

Nos dias de hoje as transformações socioculturais que estamos a viver têm alterado o modo como o ensino é, hoje, compreendido e valorizado. Cada vez mais estamos a dar importância à formação continua ao longo da vida, e a deixar de lado a ideia de que o ensino é visto como um momento único que precede a inserção no mercado de trabalho.

“The amount of new knowledge generated in the last 30 years is greater than that generated during the rest of human history.” (McCormack et al, 1998).

Perante este cenário foi necessário, ao longo destes anos, as instituições de ensino criarem formas de transmissão de conhecimento que fossem de encontro às novas necessidades dos novos alunos. Existe a necessidade de redefinir o espaço tradicional de ensino para permitir uma maior flexibilidade por parte dos alunos. Estamos perante um cenário de grande preocupação por parte das universidades, não só pela grande crise económica, mas também pela multiplicação de alternativas de ensino. Esta multiplicação de alternativas de ensino deve-se essencialmente ao facto do alargamento do número de universidades e ao aparecimento de outras instituições de ensino. Este crescimento tem lançado novos desafios a estas instituições. Agora, as universidades têm a necessidade de conquistar alunos, e, sobretudo, garantir a qualidade do ensino e a sua acessibilidade.
Para aumentar a qualidade do ensino muitas foram as universidades que aderiram aos Recursos Educativos Abertos. Esta atitude vai de encontro ao que dizia David Wiley "Os Recursos Educativos Abertos permitem aumentar a qualidade do ensino". Segundo este mesmo especialista, a abertura e a transparência dos Recursos Educativos Abertos aumenta a qualidade dos conteúdos. São muitas as universidades que têm cursos online grátis e com um vasto leque de Recursos Educativos Abertos.

A escolha do meu primeiro post vem de encontro ao que escrevi anteriormente. São cada vez maiores as forças que vão de encontro ao conceito de auto didactas. Muitos são os que agora querem realizar uma formação contínua e querem melhorar o seu conhecimento pessoal, e muitos há que não têm recursos para efectuar os seus estudos universitários ou mesmo aumentar os conhecimentos que já possuem, por isso o mais fácil é recorrer às Universidades online, que oferecem um grande conjunto de cursos online e um vasto leque de materiais didácticos livres. Link : Education Portal.


Somos levados a pensar sobre a qualidade destes materiais. Devo referir que as melhores universidades do mundo estão a apostar no novo conceito OpenCourseWare. Este conceito significa a divulgação pela Internet, de um vasto conjunto de conteúdos didácticos criados pelas universidades. Estamos perante uma nova tendência do sector educacional que deve ser acompanhada de perto por todas as universidades (e não só). Esta tendência pode ser uma ameaça ou uma oportunidade para as instituições de ensino. As universidades têm um papel importante na divulgação e criação dos Recursos Educativos Abertos. O site Education Portal apresenta uma lista das 10 universidades mais conceituadas que estão a disponibilizar os melhores cursos online livres. Passo a descrever um pouco do que cada uma pode oferecer:

1. Massachusetts Institute of Technology (mit.edu)
O MIT, Massachusetts Institute of Technology, disponibilizou uma vasta quantidade de cursos acessíveis on-line. Cada aluno vai encontrar em cada curso muita informação sob a forma de streaming de vídeo, livros online, entre outras documentações. Estes documentos estão traduzidos em diferentes línguas. Tem-se então praticamente tudo o que é necessário para seguir o curso em questão. Existem alunos de todo o mundo a usar o OpenCourseWare e 96 por cento dos visitantes deste site refere que gostaria de recomendá-lo a outra pessoa. O MIT foi a primeira Universidade a implementar o conceito de OpenCourseWare.
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2. Open University (open.ac.uk) Universidade Aberta (open.ac.uk)
Esta universidade tem mais de 200.000 alunos; Fundada em 1969, é aberta a todos; não exige qualificações anteriores; actualmente 7.653 alunos são portadores de deficiência física e mais de 100.00 alunos estudam online. As características da Open University são: Filosofia de “Abertura” e de qualidade. Os materiais de estudo que esta universidade disponibiliza são: Home kits para experiências; Materiais impressos; Audiovisuais; Apoio online (First Class/ Lyceum); Escolas residenciais e Exames presenciais.
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3. Carnegie Mellon University (cmu.edu)
A Carnegie Mellon University oferece cursos gratuitos OnLine através do seu programa chamado Open Learning Initiative. São muitos os cursos disponibilizados gratuitamente, por exemplo: biologia, química economia, francês e física.
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4. Tufts University (tufts.edu)
Como o MIT, Tufts oferece o OpenCourseWare gratuitamente para qualquer utilizador da Internet.
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5. Stanford (stanford.edu)
Stanford University, uma das líderes mundiais no Ensino Superior, juntou forças com o iTunes U para prover acesso aos seus cursos, leituras e entrevistas. Os cursos podem ser baixados e tocados em iPods, PCs, e Macs e podem ser queimados e médias de CDs.
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6. University of California, Berkeley (berkeley.edu)
UC Berkley oferece webcasts de seus cursos desde 2001. Actualmente centenas de cursos de Berkley em formato de PodCast e WebCast, em temas como astronomia, biologia, química, etc.
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7. Utah State University (usu.edu)
Utah também oferece cursos que vão de antropologia e física. Os cursos podem ser acedidos directamente da página da universidade, ou baixados em arquivos de winzip.
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8. Kutztown University of Pennsylvania (kutztownsbdc.org)
O Centro de Desenvolvimento de Pequenos Negócios da Kutztown University oferece uma grande quantidade de cursos gratuitos na Internet. São compostos por textos, case studies interativos, slides, gráficos e arquivos de áudio em streaming .
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9. University of Southern Queensland (usq.edu.au)
É vasta a lista de cursos gratuitos e livres, oferecidos em áreas como comunicação, ciências, tecnologia, docência, etc.
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10. University of California, Irvine (uci.edu)
UC Irvine recentemente juntou-se ao consórcio da OpenCourseWire (OCW) com o MIT, e passou a oferecer os seus cursos online. São muitos os cursos disponiveis.
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O termo "Recursos Educacionais Abertos" foi criado a partir de um Fórum sobre o Impacto do OpenCourseware para a Educação Superior em Países Desenvolvidos da UNESCO, em 2002. Recursos educacionais abertos são bens educacionais e recursos oferecidos livremente e abertamente para qualquer pessoa usar e, sob algumas licenças, adaptar, melhorar e distribuir.

O maior benefício dos Recursos Educativos Abertos é permitir-nos corrigir o trabalho uns dos outros, o que geralmente é feito com grande qualidade. Na universidade, os professores usam geralmente Recursos Educativos Abertos, que passam muitas vezes a ser matéria de ensino para outros professores, que ao serem vistos e revistos pelos mesmos, aumentam a sua qualidade. Este fluxo contínuo vai permitir a dita “revisão de Recursos Educativos Abertos, onde as pessoas corrigem os trabalhos umas das outras e deixam comentários sobre a qualidade dos mesmos. Perante este cenário, o uso dos Recursos Educativos Abertos na educação permite aumentar a qualidade do ensino.

Com o fluxo anteriormente referido, aumenta a responsabilidade, e a qualidade dos trabalhos é maior. A forma como será gerida o fluxo, o aumento da abertura e da responsabilidade, será a principal mudança na maioria das universidades. O conteúdo é uma parte importante do modelo de qualidade de qualquer universidade.

Para acelerar o desenvolvimento dos Recursos Educativos Abertos nas universidades é fundamental que os professores captem a atenção dos alunos, porque, por norma, os alunos são os melhores a criar Recursos Educativos Abertos na universidade. A elaboração dos projectos finais são uma boa oportunidade para levar os alunos à criação de Recursos Educativos Abertos. Quando os alunos sabem que os seus trabalhos serão vistos por outros alunos, empenham-se e desenvolvem um melhor trabalho e produzem melhores trabalhos que serão incluídos nos seus currículos depois de terminarem a licenciatura. Este modelo favorece o desenvolvimento do processo, uma vez que os custos para a universidade são muito reduzidos.

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