quarta-feira, 6 de maio de 2009

Lista de sites para Publicação de REA

Link : Open Education Resource (OER) Tools for Publishing anddevelopment Initiatives

A existência de um movimento de software livre e a iniciativa OpenCourseWare da MIT com sucesso, veio fazer com que muitos ambientes académicos disponibilizassem os seus cursos e conteúdos de forma livre e aberta. Estes recursos são voltados para o ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade académica em geral.

Muitos são aqueles que têm contribuído para a realização dos Recursos Educativos Abertos nos últimos anos. Os Recursos Educativos Abertos vêm fornecer a possibilidade de um ensino autónomo e da disponibilidade de materiais didácticos online. Todas as pessoas têm acesso a estes cursos, módulos, programas, palestras, missões, testes, actividades, jogos, simulações e ferramentas para criar estas componentes.

Os Recursos Educativos Abertos para além de incluírem os OpenCourseWare ou outros materiais didácticos, também podem oferecer meios para alterar os cursos através da edição, manipulação e adição, com a publicação das alterações efectuadas, bem como a possibilidade de alterar as ferramentas que fazem a partilha desses mesmos recursos. Existe a possibilidade do estudante criar novas ferramentas educativas e documentos para melhorar os Recursos Educativos Abertos. Esta possibilidade é fundamental para o desenvolvimento dos Recursos Educativos Abertos. Podemos desta forma melhorar os conteúdos didácticos uns dos outros, o que geralmente é feito com grande qualidade. Esta qualidade vai permitir aumentar a qualidade do ensino.

Este site mostra a lista – disposta por ordem alfabética - de 80 recursos online que permite aprender a construir ou a participar de um esforço colaborativo educacional que incide sobre a publicação e desenvolvimento desses materiais. É uma lista poderosa que contém um conjunto de recursos muito importantes para a criação de Recursos Educativos Abertos. Estes recursos têm sido criados por uma comunidade que tem como objectivo a divulgação do conhecimento de uma forma livre e gratuita. Alguns destes recursos permitem aos seus colaboradores um conjunto de multitarefas. Estes colaboradores vão desde instituições, faculdades ou universidades, educadores, estudantes, até o público em geral. Esta lista não é uma lista padrão. Algumas universidades foram eliminadas devido à existência de limitações na colaboração permitida pelos educadores. Os recursos aqui referidos referem-se ao ensino superior ou englobam todos os níveis da educação.

Para quem não conhece a maior parte destas ferramentas, pode aqui ter a oportunidade de visualizar o site de cada uma delas. Este post permite a quem anda à procura deste tipo de ferramentas, obter de uma forma simples um conjunto variado delas, sem que tenha de andar num motor de busca à sua procura. Permite que a exploração dos vários recursos seja feita de uma forma mais simples, sabendo que à partida já tem uma lista pré-definida de bons recursos. Ao utilizar um motor de busca iríamos encontrar várias ferramentas de Recursos Educativos Abertos, mas nunca iríamos conseguir ter a percepção da variedade, qualidade e quantidade de recursos que existem. Fiquei tão maravilhada que comecei logo a fazer a exploração de alguns destes recursos, que são muito bons. Este é um mundo completamente novo para mim e eu não tinha a noção da quantidade de recursos que já existiam para disponibilizar materiais didácticos, e não só, de uma forma gratuita e livre.

Sem comentários: