sexta-feira, 8 de maio de 2009

Post 4 - An everyday OCW story from South Africa

Este post é o testemunho de uma professora. É engraçado visualizar como a história de alguém, pode dizer-nos muito sobre o que funciona e o que não funciona no OpenCourseWare e nos Recursos Educativos Abertos - especialmente em países em desenvolvimento. Tal como referi no post 3 a existência de livros livres na Internet é algo fundamental para que determinados alunos consigam tirar um curso. Neste caso temos o testemunho de uma professora, que ao perceber que os alunos não tinham dinheiro para comprar os livros, começou a elaborar os seus próprios materiais didácticos e estes foram passando de estudante para estudante. Estes materiais foram sendo modificados ao longo do processo fazendo com que a qualidade dos mesmos aumente.

Esta professora tem dúvidas em relação às vantagens da partilha dos seus materiais didácticos. Ela sabe que a partilha e o trabalho colaborativo é uma mais valia para obter melhor conteúdo educacional. Mas será que ao partilhar os seus materiais ela receberá apenas comentários sobre melhorias em relação a esses materiais, ou conseguirá que essas pessoas se comprometam nesse mesmo processo?

O OpenCourseWare deveria fazer parte das nossas práticas educativas e não ser mais um esforço extra. Mas na verdade estamos muito longe disso, algumas instituições ainda não estão preparadas para este novo conceito. O material criado por um professor não pode ser colocado logo numa ferramenta de Recursos Educativos Abertos (ferramentas essas referidas no post 2) isto, porque o professor fez esse material para ele próprio usar. O professor sabe o que escreveu mas outra pessoa pode não perceber o que lá está escrito (a estrutura do material ou o seu conteúdo). Quem elabora um material para ser partilhado tem de pensar que os outros têm de compreender esse mesmo material.

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