Este post é o testemunho de uma professora. É engraçado visualizar como a história de alguém, pode dizer-nos muito sobre o que funciona e o que não funciona no OpenCourseWare e nos Recursos Educativos Abertos - especialmente em países em desenvolvimento. Tal como referi no post 3 a existência de livros livres na Internet é algo fundamental para que determinados alunos consigam tirar um curso. Neste caso temos o testemunho de uma professora, que ao perceber que os alunos não tinham dinheiro para comprar os livros, começou a elaborar os seus próprios materiais didácticos e estes foram passando de estudante para estudante. Estes materiais foram sendo modificados ao longo do processo fazendo com que a qualidade dos mesmos aumente.
Esta professora tem dúvidas em relação às vantagens da partilha dos seus materiais didácticos. Ela sabe que a partilha e o trabalho colaborativo é uma mais valia para obter melhor conteúdo educacional. Mas será que ao partilhar os seus materiais ela receberá apenas comentários sobre melhorias em relação a esses materiais, ou conseguirá que essas pessoas se comprometam nesse mesmo processo?
O OpenCourseWare deveria fazer parte das nossas práticas educativas e não ser mais um esforço extra. Mas na verdade estamos muito longe disso, algumas instituições ainda não estão preparadas para este novo conceito. O material criado por um professor não pode ser colocado logo numa ferramenta de Recursos Educativos Abertos (ferramentas essas referidas no post 2) isto, porque o professor fez esse material para ele próprio usar. O professor sabe o que escreveu mas outra pessoa pode não perceber o que lá está escrito (a estrutura do material ou o seu conteúdo). Quem elabora um material para ser partilhado tem de pensar que os outros têm de compreender esse mesmo material.
Esta professora tem dúvidas em relação às vantagens da partilha dos seus materiais didácticos. Ela sabe que a partilha e o trabalho colaborativo é uma mais valia para obter melhor conteúdo educacional. Mas será que ao partilhar os seus materiais ela receberá apenas comentários sobre melhorias em relação a esses materiais, ou conseguirá que essas pessoas se comprometam nesse mesmo processo?
O OpenCourseWare deveria fazer parte das nossas práticas educativas e não ser mais um esforço extra. Mas na verdade estamos muito longe disso, algumas instituições ainda não estão preparadas para este novo conceito. O material criado por um professor não pode ser colocado logo numa ferramenta de Recursos Educativos Abertos (ferramentas essas referidas no post 2) isto, porque o professor fez esse material para ele próprio usar. O professor sabe o que escreveu mas outra pessoa pode não perceber o que lá está escrito (a estrutura do material ou o seu conteúdo). Quem elabora um material para ser partilhado tem de pensar que os outros têm de compreender esse mesmo material.
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