Avaliação da prática educativa virtual
Pontos fortes:
· flexibilidad horaria y espacial que asume el tópico de 24x7x365 - a flexibilidade de horário e de tempo;
· La información que se aporta al alumno en línea sobre la totalidad de
la secuencia didáctica que seguirá en un periodo de tiempo concreto y necesariamente programado.- a informação que se dá a um aluno no Ensino à Distância sobre a totalidade da sequência didáctica que será realizada num tempo concreto e programado;
· El ciberespacio, su acceso a él y todo lo que supone a nivel comunicativo e informativo.- o ciberespaço, como espaço de ensino e aprendizagem supõe o acesso a uma grande quantidade de informação e comunicação;
Pontos fracos:
· la flexibilidad horaria y espacial de acceso que existe una cierta inflexibilidad instruccional, en tanto que al final la docencia se convierte en un cúmulo de tareas con fechas de finalización e inicio. - uma certa inflexibilidade instrucional, na qual a docência acaba por se converter num conjunto de tarefa com datas de início e de fim, sem grnade relação interna entre si;
· el retorno cualitativo que se da a los trabajos realizados en línea en cuanto al ajuste que realiza el profesor u otros … - o retorno qualitativo que se verifica dos trabalhos realizados na rede, porque o contributo dos professores e dos alunos, ainda que cheios de possibilidades de aprendizagem, acabam por ser um ponto débil;
· los criterios de evaluación y de comunicación de resultados- Os critérios de avaliação e de comunicação de resultados;
· asimismo la interacción del profesor y el alumno que tienen sobre el contenido- a interacção do aluno e do professor sobre os conteúdos é outros dos aspectos frágeis do ensino em contextos virtuais;
· el alumno va ejecutando tareas y teniendo resultados de ellas pero consigue con cierta dificultad una idea de conjunto de la materia y de su progresión en ella.- uma certa sensação que o aluno tem de se sentir enganado, pois vai realizando tarefas e sendo avaliado, mas tem dificuldade em ter uma visão de conjunto da matéria e da sua progressão.
Tipos de Influências da avaliação
Algumas das influências e efeitos mais notáveis da avaliação no processo de ensino/aprendizagem:
· Motivacional: o simples facto de o aluno saber que vai ser avaliado coloca-o mais desperto para aprender e colaborar nas tarefas – motivação externa; (Pág. 4)
· Consolidação: certa influência de consolidação, pois ao avaliar, se bem programada esta avaliação, ajuda o aluno a consolidar a matéria apreendida; (Pág. 5)
Antecipatório: influência de carácter antecipatório no processo de ensino/aprendizagem. A avaliação exerce o poder de moldar o processo de ensino/aprendizagem. Ao saberem a
· forma como vão ser avaliados os alunos podem depois adaptar a forma como vão estudar. (Pág.5)
Caixa de texto: Caracterização da TurmaCaixa de texto: “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación
Conceito multidimensional sobre a avaliação
· De uma forma geral podemos dizer que a avaliação é reconhecida mas não conhecida. (la evaluación se reconoce pero no se conoce)
· A avaliação pode ser entendida como:
o Avaliação da aprendizagem;
§ É a avaliação que nos dá como resultado;
Nota: A avaliação não é somente a avaliação da aprendizagem, mas também é a avaliação para a aprendizagem.
o Avaliação para a aprendizagem
§ A principal motivação é a retroalimentação (dialogo entre o professor e o aluno). (Pág. 6)
Nota: Mas não será só considerado estas duas dimensões, consideramos também a avaliação como aprendizagem e a avaliação a partir da aprendizagem.
o Avaliação como aprendizagem
§ Esta dimensão contempla a própria aprendizagem da dinâmica avaliativa enquanto análise e reflexão das próprias práticas educativas levadas a cabo pelos alunos.
o Avaliação a partir da aprendizagem
§ Aprender é conectar com o conhecimento novo que acedemos pela primeira vez com o conhecimento que já possuímos.
Contributos das TIC
· Avaliação automática (Pág. 7)
As vantagens da evolução automática são tão evidentes como as suas limitações. O maior ganho desta prática tem a ver com a visualização imediata das respostas correctas, o que é muito importante para os alunos, mas também para os professores porque a sua acção de retroalimentação apoia-se aqui.
· Avaliação Enciclopédica (Pág. 8)
As vantagens deste tipo de avaliação vai ser diferente se estivermos perante alunos ou professores. Para os alunos esta uma forma de avaliação bastante boa e que vem favorecer os alunos (com a internet é fácil obter informação. Nota: O plagio é um problema que está associado a este tipo de avaliação.
· Avaliação colaborativa (Pág. 8)
A tecnologia vem permitir a avaliação de produtos colaborativos e também do processo de criação dos mesmos. Isto é mau para os alunos que querem trabalhar de forma individual.
· Processo de avaliação (Pág. 10)
Temos a tendência em fazer confusão entre avaliação e instrumentos de avaliação através dos quais se recolhem os dados avaliáveis, e também confundir avaliação com a classificação que merece as referidas aprendizagens.
· Feedback virtual como direito e como dever
Os alunos têm direito a melhorar as suas próprias produções a partir do próprio desenho da avaliação e isso também acarreta deveres para eles.
O feedback virtual abre campos a uma necessária revisão e chama a atenção dos alunos sobre a qualidade dos seus contributos. Há que distinguir entre participação e interacção.
BARBERÀ, E. (2006) “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación”. RED. Revista de Educación a Distancia, Año V. Número monográ
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