quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación

1. “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación”

Avaliação da prática educativa virtual

Pontos fortes:

· flexibilidad horaria y espacial que asume el tópico de 24x7x365 - a flexibilidade de horário e de tempo;

· La información que se aporta al alumno en línea sobre la totalidad de

la secuencia didáctica que seguirá en un periodo de tiempo concreto y necesariamente programado.- a informação que se dá a um aluno no Ensino à Distância sobre a totalidade da sequência didáctica que será realizada num tempo concreto e programado;

· El ciberespacio, su acceso a él y todo lo que supone a nivel comunicativo e informativo.- o ciberespaço, como espaço de ensino e aprendizagem supõe o acesso a uma grande quantidade de informação e comunicação;

Pontos fracos:

· la flexibilidad horaria y espacial de acceso que existe una cierta inflexibilidad instruccional, en tanto que al final la docencia se convierte en un cúmulo de tareas con fechas de finalización e inicio. - uma certa inflexibilidade instrucional, na qual a docência acaba por se converter num conjunto de tarefa com datas de início e de fim, sem grnade relação interna entre si;

· el retorno cualitativo que se da a los trabajos realizados en línea en cuanto al ajuste que realiza el profesor u otros … - o retorno qualitativo que se verifica dos trabalhos realizados na rede, porque o contributo dos professores e dos alunos, ainda que cheios de possibilidades de aprendizagem, acabam por ser um ponto débil;

· los criterios de evaluación y de comunicación de resultados- Os critérios de avaliação e de comunicação de resultados;

· asimismo la interacción del profesor y el alumno que tienen sobre el contenido- a interacção do aluno e do professor sobre os conteúdos é outros dos aspectos frágeis do ensino em contextos virtuais;

· el alumno va ejecutando tareas y teniendo resultados de ellas pero consigue con cierta dificultad una idea de conjunto de la materia y de su progresión en ella.- uma certa sensação que o aluno tem de se sentir enganado, pois vai realizando tarefas e sendo avaliado, mas tem dificuldade em ter uma visão de conjunto da matéria e da sua progressão.

Tipos de Influências da avaliação

Algumas das influências e efeitos mais notáveis da avaliação no processo de ensino/aprendizagem:

· Motivacional: o simples facto de o aluno saber que vai ser avaliado coloca-o mais desperto para aprender e colaborar nas tarefas – motivação externa; (Pág. 4)

· Consolidação: certa influência de consolidação, pois ao avaliar, se bem programada esta avaliação, ajuda o aluno a consolidar a matéria apreendida; (Pág. 5)
Antecipatório: influência de carácter antecipatório no processo de ensino/aprendizagem. A avaliação exerce o poder de moldar o processo de ensino/aprendizagem. Ao saberem a

· forma como vão ser avaliados os alunos podem depois adaptar a forma como vão estudar. (Pág.5)

Caixa de texto: Caracterização da TurmaCaixa de texto: “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación

Conceito multidimensional sobre a avaliação

· De uma forma geral podemos dizer que a avaliação é reconhecida mas não conhecida. (la evaluación se reconoce pero no se conoce)

· A avaliação pode ser entendida como:

o Avaliação da aprendizagem;

§ É a avaliação que nos dá como resultado;

Nota: A avaliação não é somente a avaliação da aprendizagem, mas também é a avaliação para a aprendizagem.

o Avaliação para a aprendizagem

§ A principal motivação é a retroalimentação (dialogo entre o professor e o aluno). (Pág. 6)

Nota: Mas não será só considerado estas duas dimensões, consideramos também a avaliação como aprendizagem e a avaliação a partir da aprendizagem.

o Avaliação como aprendizagem

§ Esta dimensão contempla a própria aprendizagem da dinâmica avaliativa enquanto análise e reflexão das próprias práticas educativas levadas a cabo pelos alunos.

o Avaliação a partir da aprendizagem

§ Aprender é conectar com o conhecimento novo que acedemos pela primeira vez com o conhecimento que já possuímos.

Contributos das TIC

· Avaliação automática (Pág. 7)

As vantagens da evolução automática são tão evidentes como as suas limitações. O maior ganho desta prática tem a ver com a visualização imediata das respostas correctas, o que é muito importante para os alunos, mas também para os professores porque a sua acção de retroalimentação apoia-se aqui.

· Avaliação Enciclopédica (Pág. 8)

As vantagens deste tipo de avaliação vai ser diferente se estivermos perante alunos ou professores. Para os alunos esta uma forma de avaliação bastante boa e que vem favorecer os alunos (com a internet é fácil obter informação. Nota: O plagio é um problema que está associado a este tipo de avaliação.

· Avaliação colaborativa (Pág. 8)

A tecnologia vem permitir a avaliação de produtos colaborativos e também do processo de criação dos mesmos. Isto é mau para os alunos que querem trabalhar de forma individual.

· Processo de avaliação (Pág. 10)

Temos a tendência em fazer confusão entre avaliação e instrumentos de avaliação através dos quais se recolhem os dados avaliáveis, e também confundir avaliação com a classificação que merece as referidas aprendizagens.

· Feedback virtual como direito e como dever

Os alunos têm direito a melhorar as suas próprias produções a partir do próprio desenho da avaliação e isso também acarreta deveres para eles.

O feedback virtual abre campos a uma necessária revisão e chama a atenção dos alunos sobre a qualidade dos seus contributos. Há que distinguir entre participação e interacção.


BARBERÀ, E. (2006) “Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación”. RED. Revista de Educación a Distancia, Año V. Número monográ

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