sábado, 18 de abril de 2009

Duas figuras de referência no EaD

Ensino a Distância

O Ensino a Distância está em uso desde 1728 nos Estados Unidos e desde 1840 na Inglaterra. Neste comprido trajecto, sofreu várias discriminações pelos professores/formadores mais tradicionais, sendo considerado, durante muito tempo, como ensino de segunda categoria destinado às classes menos favorecidas economicamente. Pode ser dito, que foi a partir da implantação bem sucedida da Universidade Aberta da Inglaterra no final do século XX, que a respeitabilidade do ensino a distância começou a crescer. Hoje em dia, não resta mais dúvidas sobre a sua importância e relevância para a sociedade do mundo globalizado e tecnologicamente ajustado. A cada novo desenvolvimento tecnológico, novas possibilidades são acrescentadas a essa modalidade de ensino, actualmente prestigiada por diversos organismos nacionais e internacionais.

As minhas escolhas sobre 2 figuras de referência no Ensino à Distância (EaD), recaíram sobre Tony Karrer e Otto Peters

Tony Karrer


Tony Karrer, é o presidente de uma empresa chamada TechEmpower e é considerado um especialista a nível de tecnologias na área do e-Learning. Este tem um blogue que é deveras interessante para quem gosta desta área do e-learning, deixo aqui o link eLearning Technology.

Tony Karrer juntamente com Michele Martin e Harold Jarche decidiram juntar esforços com o conceituado elearning Guid e criaram um espaço de discussão e aprendizagem sobre a utilização de ferramentas web 2.0 no contexto da e-formação. Esta criação pode ser vista no site “Work Literacy - Web 2.0 for Learning Professionals” e está assente no Ning.

Tony Karrer fez parte de um estudo, realizado pela comunidade ElearningGuild, sobre a utilização de ferramentas elearning 2.0. As ferramentas web 2.0 são cada vez mais utilizadas nos ambientes laborais por serem um magnífico instrumento de trabalho. Observando a análise feita a este estudo considero interessante o tipo de "sites" que algumas organizações consideram não serem próprias para os seus funcionários: YouTube, MySpace, LinkedIn, GMail e a Wikipedia está bloqueada… Para fazer uma leitura da análise deste estudo consultem o artigo de Tony Karrer, tal como já referi, um dos autores do estudo.

Publicou um artigo excelente sobre as maneiras de lidar com a sobrecarga de informação que recebemos e consultamos diariamente. Em Better Memory, ele apresenta um conjunto de estratégias para “memorizar” páginas e informação que consulta amiúde e que tem interesse em preservar para consulta futura, recorrendo ao social bookmarking usando o Delicious, ao histórico da navegação através do Google History ou pesquisando no ambiente de trabalho com o Microsoft Desktop Search ou o Google Desktop Search.

Tony Karrer's eLearning Blog on e-Learning Trends eLearning 2.0 Web 2.0 Enterprise 2.0 Personal Learning Informal Learning Corporate eLearning eLearning Design Authoring Tools Rapid e-Learning Tools eLearning (e-Learning) e-Learning Software Blended e-Learning e-Learning Tools Open Source eLearning e-Learning ROI and Metrics

Estes são apenas alguns, dos muitos, artigos escritos por Tony Karrer. Estes artigos são de grande interesse para a comunidade e-learning. Recomendo, e muito, a consulta regular do seu blogue.

Otto Peters


A minha segunda opção recaiu sobre Otto Peters, este foi um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade a Distância da Alemanha, internacionalmente reconhecido pela sua contribuição à compreensão da Educação a Distância (EaD) como uma modalidade de educação que, sobretudo nas décadas de 60 e 70, possuía características industriais, com divisão de trabalho, economia de escala e processos de produção tipicamente industriais. Peters acompanhou de perto os últimos 40 anos da história da EaD e as duas grandes "ondas" do ensino superior a distância, a primeira que, dos anos 60 a 80, resultou na criação de várias universidades a distância, cujo modelo e inspiração se encontram na Open University britânica, e a mais recente, a partir dos anos 90, resultante da expansão das redes informatizadas, principalmente da Internet.

Otto Peters publicou o livro Didáctica do Ensino a Distância que descreve o actual estágio da EaD, sintetizando e relacionando as principais descobertas feitas nestas últimas décadas neste campo. Este livro é indispensável na biblioteca de profissionais, pesquisadores e educadores que trabalham ou pretendem trabalhar na área da Educação a Distância, leitura obrigatória por oferecer uma simples porém suficientemente ampla e bastante sensata a seu respeito.
Recentemente publicou o livro, pela mesma Editora Unisinos, A Educação a Distância em Transição. Este livro inclui várias palestras e um artigo publicados pelo professor Peters.

Para Otto Peters o Ensino a Distância é um produto da sociedade industrializada, deve adaptar-se às mudanças da sociedade industrial e evoluir de acordo com a nova era pós-industrial.

Para visualizar uma resenha do livro Didáctica do Ensino a Distância clique aqui.
Para visualizar uma resenha do livro A Educação a Distância em Transição clique aqui.

4 comentários:

Marco Freitas disse...

Viva!
Que boa notícia saber que na Europa há várias universidades a distância, como a Open University britânica. Não só os ingleses como os alemães sempre se interessaram a sério pela educação.
Outra notícia boa, ver um jovem com um curriculo tão vasto. Vous seguir o blog dele para conhecer melhor as ferramentas web2.
Abraço

Rosalina Simão Nunes disse...

Curiosamente, Mónica, quando comecei a pensar nas figuras a escolher, pensei, também, em Tony Karrer. Tenho recorrido recorrido ao seu blog eLearning Technology, particularmente a este post: Top 100 eLearning Items : eLearning Technology.

Usa uma linguagem muito acessível.

Depois, o meu raciocínio seguiu outros caminhos e desisti dele.

E por falar nisso, tenho de ir acabar o post e deixar as restantes visitas para amanhã.

Até.

José Carlos disse...

Olá Mónica,
Excelente a escolha de Tony Karrer, pelo trabalho que tem dinamizado ao nível da web 2.0 :D
De início também ponderei utilizar um dos "nomes" ligados à web 2.0, porque graças a elas aqui estamos a blogar :) mas depois... lá segui outros percursos ;)

Sandra disse...

De facto, Mónica, esta foi uma excelente escolha. Peters é sem dúvida um dos grandes teóricos do EaD o comparar esta modalidade de ensino com as técnicas industriais de produção de bens, onde predominam a racionalização, a divisão do trabalho, a produção em série, a atribuição de tarefas a especialistas ou a planificação. Peters fala das funções dos professores, da organização e planificação do ensino, da educação de massas e do investimento de capitais... sem dúvida uma figura a lembrar e uma teoria a ler!

Sandra